O Município de Castro Marim vai dar início à recolha seletiva de proximidade de Biorresíduos (resíduos resultantes da preparação e confeção de refeições, como cascas de fruta, legumes, carne, peixe e outros restos de comida). Para tal serão disponibilizados contentores castanhos de 7 litros (para a separação em casa) e colocados na via publica contentores de 240 litros em abrigos (para agilizar a recolha).
Este processo que se inicia em algumas das zonas de maior densidade populacional (núcleo urbano de Castro Marim, Urbanização Quinta da Cerca, Urbanização Quinta do Sobral, Urbanização dos Corvinhos e Urbanização Casas da Alcaria) será de implantação gradual perspetivando-se depois estender a mais zonas do concelho.
É ainda objetivo deste projeto a implementação progressiva desta recolha seletiva também em restaurantes, cantinas e refeitórios escolares e IPSS.
Refira-se que, atualmente, cerca de 40% dos resíduos que são despejados nos contentores destinados à deposição de lixo indiferenciado são resíduos orgânicos, nomeadamente restos de alimentos sólidos que sobram das refeições, cascas de fruta, cascas e restos de legumes, cascas de ovo, restos de carne e peixe confecionados, restos de pão e bolos, guardanapos de papel, entre outros itens.
Paralelamente, o Município tem em curso uma Campanha de entrega dos contentores domésticos bem como de Sensibilização com vista á adesão e esclarecer a população sobre o tipo de resíduos que não se podem colocar nos contentores de resíduos orgânicos e que são os seguintes: beatas e cinzas, excrementos de animais, restos de medicamentos, caricas e rolhas, lâmpadas, vidros e loiças partidas, resíduos líquidos, embalagens e recipientes, plástico e metal, papéis impressos ou papel de alumínio, têxteis e fraldas.
Este processo de recolha seletiva está a dar os primeiros passos no nosso município, pelo que é fundamental a compreensão, participação e colaboração de todos para a obtenção de melhores resultados.